Na ponte da passagem


Aurora Gordon
Álbum musical
2015


O projeto Aurora Gordon, que tem à frente o músico e produtor Murilo Abreu, busca um resgate da música e da contracultura capixaba dos anos 60 e 70.

Este é o terceiro álbum da banda Aurora Gordon, que traz gravações e regravações das músicas produzidas pelos integrantes da banda Os Mamíferos em parceria com importantes músicos e escritores capixabas do mesmo período.

O álbum e o show de lançamento contaram com a participação de artistas capixabas como André Prando, Fepaschoal, Lucas Arruda, Silva, Pedro de Alcântara, Wanderson Lopez entre outros.

A ilustração original, presente na capa e no cartaz de divulgação, foi produzida por Wilde Leão, em 1974, para o icônico show "Na ponte da passagem", do grupo Afonso Abreu Trio.

Produção executiva Murilo Abreu e Carlos Dalla
Produção do álbum Murilo Abreu e Rodolfo Simor
Ilustração original Wilde Leão
Design gráfico Werllen Castro | Monomotor

Encontros com a Arte Contemporânea 2017


Museu Vale
Evento e editorial
2017


O evento Encontros com a Arte Contemporânea aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro de 2017 no galpão de exposições do Museu Vale. Contou com a organização de Vanda Klabin, Vera Beatriz Siqueira e Roberto Conduru, e a participação dos palestrantes Cauê Alves, Ricardo Basbaum, Ronaldo Brito, Sérgio Martins, Stéphane Huchet e Tatiana Blass.

Durante os três dias foram realizadas mesas onde os artistas e acadêmicos apresentaram textos produzidos para compor o catálogo do evento, pautando discussões em torno da arte contemporânea, divididas nos temas Fazer artístico, Crítica e curadoria e História da arte.

A concepção gráfica, essencialmente tipográfica, valoriza as palavras como o pilar do diálogo que acompanha os encontros. As composições dos nomes dos participantes utilizam a alternância dos alinhamentos horizontais para representar o encontro e a pluralidade de ideias.





Realização e Produção Museu Vale
Design gráfico
Felipe Gomes e Werllen Castro (Monomotor)
Iluminação
Vitor Lorenção
Fotografias
Felipe Amarelo e Paulo Soares (Claraboia Imagem)
Vídeos
Lupino Filmes


Infinitas apresenta:
MetáMetá & Fepaschoal


Lab.Muy
Evento
2015


Identidade visual e material de divulgação para o evento de lançamento da plataforma Infinitas 2015, com as bandas MetáMetá (SP) e Fepaschoal (ES).

Neste projeto, o lettering foi desenvolvido utilizando fita isolante, sendo posteriormente digitalizado e aplicado em conjunto às ilustrações do artista Luciano Feijão.
Além do pôster, produzido em serigrafia, demais peças de divulgação online foram elaboradas para veiculação nas redes sociais.




Realização e Produção Lab.Muy
Ilustrações Luciano Feijão
Design gráfico Felipe Gomes e Werllen Castro | Monomotor
Lettering Werllen Castro | Monomotor

Vitória F.C.


Pique-Bandeira Filmes
Identidade visual e peças de divulgação
2014


Projeto de identidade visual desenvolvido para o curta metragem documental dos diretores Vitor Graize e Igor Pontini.

Filmado em câmera-subjetiva, o documentário apresenta um retrato do futebol capixaba, ao acompanhar o Vitória Futebol Clube — o time mais antigo do estado do Espírito Santo — nas finais do campeonato estadual de 2012, ano do seu centenário.

Além de partidas oficiais, o filme também narra o cotidiano futebolístico capixaba ao registrar os bastidores das partidas, as cenas de vestiário, a preparação para os jogos, a rotina de treinamentos, as decisões da diretoria, as concentrações e as viagens para as partidas, passagens que estão encobertas dos olhos dos torcedores.

O lettering do título e as tipografias dos créditos fazem menção às composições tipográficas características da década de 70, sejam aquelas representadas no universo do futebol — nome de equipes, numeração de uniformes e bandeiras dos estádios — como aquelas que noticiavam os anos dourados do futebol capixaba e do Vitória FC.


Vitória F.C., de Vitor Graize e Igor Pontini from piquebandeira on Vimeo.

Direção Vitor Graize e Igor Pontini
Produção Pique-Bandeira Filmes
Still Felipe Amarelo (Claraboia Imagem)
Design gráfico Felipe Gomes | Monomotor

Imagem—Passagem


Centro Cultural Sesc Glória
exposição e editorial
2016


Exposição coletiva, com participação Tom Boechat, Ignez Capovilla, Orlando Farya, Miro Soares e Bruno Zorzal, que destacou a produção dos artistas contemporâneos que utilizam a fotografia como meio de expressão, abordada a partir de suas experiências de viagem e/ou de deslocamento, sendo esse lugar/caminho a prerrogativa para a mostra.

Passagem — relativo à trânsito, movimento, transição, projeção e fluxo — é representada pela composição de linhas tracejadas que se multiplicam em paralelos. A distribuição alternada das massas de informações reforçam o apelo cartográfico da linguagem gráfica.

A forma tipográfica utilizada caracteriza-se pela clareza, simplicidade e convencionalidade, aspectos relacionados ao trivial e cotidiano, reconhecendo esse lugar-comum como um potente campo de observação.





Realização Centro Cultural Sesc Glória
Produção CCSG Elaine Pinheiro e Thiago Arruda | Artes Visuais
Produção executiva Fabrício Coradello | Casa do Lago
Expografia Julio Schmidt | Casa do Lago
Projeto Carlos Dalla | Clareia Produções
Obras e concepção Tom Boechat, Ignez Capovilla, Orlando Farya, Miro Soares e Bruno Zorzal
Textos Eder Chiodetto e Miro Soares
Design gráfico Felipe Gomes e Werllen Castro | Monomotor e Vitor Lorenção
Fotografias da exposição Edson Chagas

© Monomotor. Todos os direitos reservados.